Quem somos nós

A equipe iGreen é formada por estudantes do primeiro período do curso de Comércio Exterior do Centro Universitário Una. Nosso blog apresenta o diário de nossa pesquisa sobre Tablets, a partir do tema Inovações Tecnológicas. Aqui será publicado nosso dia-a-dia de investigadores e os resultado de tudo que se verá no ExpoMinas, na apresentação do ExpoUna, de 15 a 17 de junho. Esperamos você aqui e lá!

Síntese


Ao se propor uma análise de um novo produto tecnológico que favorece a praticidade no dia-a-dia e substitui o uso de ferramentas tradicionais tornou-se como objeto de estudo o uso dos Tablets.
Buscando demonstrar como os Tablets têm se mostrado eficientes e importantes para a sociedade, apresentamos suas vantagens e desvantagens, considerando-se como essas novas tecnologias afetam o cotidiano de pessoas comuns, profissionais liberais e empresas de todos os portes e estabelecendo-se uma conexão mundial entre elas.
A partir desse propósito e por meio de pesquisa bibliográfica realizamos, mediante comparação e análise quantitativa de demonstrativos e gráficos, trabalho de campo, entrevistas, montagem do blog, vídeos e fotografia. Estudando o processo de adaptação a essas novas tecnologias, verifica-se que por possuírem a vantagem da condensação de vários sistemas em um, contribuem para a economia de tempo de trabalho nas empresas, tornando possível o investimento na capacitação dos funcionários, melhoria nos processos de trabalho etc.
A mobilidade e conectividade presentes nos celulares, palms e smartphones, fundamentais para o trabalho profissional da área empresarial, bancos, fundações voltadas para a cultura e portais ligados à educação são outras qualidades dessas ferramentas. Isso, porque ao ter vários recursos na palma da sua mão compactados em um aparelho que pode ser manejado sem dificuldade, os aplicativos desenvolvidos são, também, versáteis e prestam-se ao uso em diversos segmentos. Porém, nem todos os segmentos fazem uso da ferramenta, pois, até então, não foram desenvolvidos aplicativos voltados a todos os setores. Mas, sem dúvida, os Tablets trazem grande perspectiva para sua aplicação no cotidiano das pessoas e setores como o editorial.
Seus recursos favorecem empresas que podem utilizá-los como ferramenta para os negócios, dada a possibilidade de desenvolvimento de aplicativos em recurso próprio como o seu uso na promoção de um produto até a sua venda efetiva, ou em demonstrações de produtos e serviços, ou, ainda, na economia proporcionada no uso do papel. Assim, extraindo-se o melhor dos Tablets, devido a suas características, é possível haver melhorias no desenvolvimento das atividades por parte dos usuários em geral e das organizações.
De fato, os Tablets, em geral, auxiliam na vida do profissional ou da pessoa comum, facilitando suas rotinas de trabalho ou lazer e trazendo agilidade, otimização de processos, conectividade, disponibilidade de acesso e conforto, devido aos vários aplicativos que possui. Instituições mais modernas ou até mais antigas estão aptas a utilizar esses novos recursos, adaptando-se às tendências do mercado atual.
Na categoria das tecnologias portáteis, o desktop, depois os portáteis como o Palm e o Notebook, ganharam popularidade, mas, agora, a inovação que atrai os consumidores e aquece o mercado tecnológico é mesmo o Tablet, cuja aceitação faz dele o produto mais popular. Ainda que possuam preço elevado, especialmente no Brasil, ou que poucos possuam algum tipo de Tablet, uma grande porcentagem de potenciais consumidores afirma ter interesse de adquirir alguma tecnologia portátil, evidenciando que os aspectos humanos que a envolvem como o desejo de se possuir ou o interesse pela modernização, gera impactos e mudanças no comportamento cultural e econômico das pessoas como um todo.
Há os que prefiram métodos tradicionais, os que acreditam que o Tablet não possui uso no dia-a-dia, os que rejeitam quase tudo o que é novo por uma visão cultural, ou os que alegam questões econômicas, limitando o acesso a essa nova tecnologia. Entretanto, o fato é que a maior parte afirma os benefícios dos Tablets e o interesse em possuí-los, mesmo com seu preço elevado no mercado nacional, provando-se seu grande impacto positivo entre as pessoas e no mercado consumidor altamente receptivo a essa categoria das tecnologias portáteis.
A pesquisa demonstra como a sociedade, os mercados nacionais e internacionais estão se adaptando ao uso das novas ferramentas, já que adaptar-se a elas deixou de ser uma opção e tornou-se uma necessidade. As análises revelam, portanto, o espaço que os Tablets vêm ganhando no mercado e na sociedade, afetando o cotidiano de pessoas que passaram a utilizá-los como ferramenta de trabalho e lazer. Desde profissionais liberais a empresas de todos os portes, todos já fazem uso dos Tablets e desenvolvem aplicativos para uso próprio. Seu conjunto de atribuições atrai os consumidores de todos os gêneros, fazendo deles o objeto de desejo da atualidade, em termos de tecnologia portátil.